Como acabar com a dor nas costas de forma simples e prática

Estando na lista das dores mais comuns que afetam principalmente as pessoas mais adultas, a dor nas costas é causada por vários fatores, sendo que as principais causas são a permanêcia durante muito tempo em pé ou até mesmo sentado na mesma posição.

Como não é sempre que dá tempo de consultar um médico para depois ir até a farmácia e comprar os remédios para eliminar essa dor, é necessário conhecer algumas formas de solucionar esse probleminha, que em muitas das vezes incomoda bastante, sem ter que recorrer aos remédios. Para isso, não deixe de conferir a seguir as dicas funcionais de como o aliviar a dor nas costas.

1 – Dica: Aplique uma compressa morna

Usar o calor para eliminar dores em partes do corpo é bastante recomendado por especialistas, e no caso da dor nas costas, a situação não muda, pois aqui também o uso de uma compressa morna ajuda a diminuir a tensão na área afeta, aliviando a dor.

Agora, pra quem não optar pela compressa quente, uma boa opção é utilizar a garrafa de água quente enrolada numa toalha de modo a diminuir o calor e evitar queimaduras. Tendo um desses elementos, pegue e aplique na área dolorida por uns 15 a 20minutos.

Outra escolha bem mais relaxante e que também pode ser usada para fornecer calor a área que dói, é tomar um banho quente ou, pra quem preferir, pode também optar por uma sessão de sauna.

2 – Dica: Use uma compressa fria

Não é somente o calor que pode aliviar as dores corporais, o frio também é bastante eficaz na hora de diminuir dores nas costas. Portanto, caso a aplicação de calor na região dolorida não resulte em alivio, não deixe de pegar uma compressa de gelo.

Mas pra quem não tiver uma compressa, os cubos de gelo enrolados numa toalha e deixados por uns 15 minutos nas costas já aliviam a dor.

3 – Dica: Pratique exercícios físicos

O movimento estimula a circulação do sangue, e consequentemente a diminuição da dor em algumas partes do corpo (como nas costas). Por isso, se a dor nas costas não for causada por nenhuma lesão grave, é bastante recomendado praticar alguns exercícios leves para eliminá-la.

Os exercícios mais recomendados são os aeróbicos no geral, pois por serem de baixo impacto não tem como eles intensificarem a dor, portanto, dar uma caminhada pode ser uma boa saída. Outros tipos de exercícios como flexões de pernas, agachamentos e alongamentos também são bem eficazes. Leia também como acabar com a dor de cabeça neste post!

Caso a dor seja causada por alguma lesão grave, não é recomendado começar a exercitar logo que ela surgir, pois isso pode agravá-la ainda mais. Sendo que neste tipo de caso, o mais apropriado é praticar os exercícios após umas 4 a 8 semanas.

4 – Dica: Descanse

A maior parte dos processos de construção dos tecidos corporais ocorrem durante o momento de descanso, por isso, para início de conversa, dormir numa boa posição já é uma forma de vencer a dor nas costas.

Agora, pra quem tem o costume de dormir pouco, a dor nas costas pode ser causada justamente por este hábito, pois segundo especialistas ter horas de sono com qualidade faz bem aos tecidos musculares e a saúde no geral, por isso não deixe de cumprir sempre que possível com as 8 horas de sono recomendadas.

Falando em dormir com qualidade, em casos de dor nas costas que incomoda na hora de descansar, tente deitar de lado e apoie a cabeça no travesseiro, pois essa é uma postura que favorece bastante os músculos e evita a dor.

Vale lembrar que a curto prazo as medidas listadas aqui para eliminação da dor nas costas são bem eficazes, porém a longo prazo há necessidade de melhorar alguns hábitos que contribuem para a dor, como a postura, horas que você fica sentado no trabalho, entre outros.

Fonte de algumas dicas: itcvertebral